Cloud Station
O Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivos que permite sincronizar arquivos entre um Synology NAS centralizado e vários computadores cliente, celulares e dispositivos Synology NAS. Para sincronizar perfeitamente seus dados entre esses dispositivos, um Synology NAS deve ser escolhido como o servidor host e o restante dos computadores emparelhados, celulares e o Synology NAS atuarão como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os arquivos com dispositivos cliente, é necessário instalar o pacote do Cloud Station no servidor host, enquanto um pacote cliente deve ser instalado em cada dispositivo cliente com o qual você deseja sincronizar.
Observação:
- É necessário instalar um aplicativo cliente (Cloud Station para computadores cliente, disponível no Centro de Download) da Synology nos computadores cliente antes da sincronização dos arquivos entre o Synology NAS e seus computadores locais.
- É necessário instalar o Cloud Station Client (disponível no Centro de pacotes) em cada dispositivo Synology NAS com o qual você deseja emparelhar, para sincronizar os arquivos entre esse Synology NAS host e outros dispositivos Synology NAS cliente. Esse pacote pode ser instalado em um ou múltiplos dispositivos Synology NAS cliente de acordo com a sua necessidade.
- É necessário o aplicativo DS cloud da Synology para sincronizar os arquivos entre o Synology NAS e seus dispositivos móveis. O DS cloud pode ser baixado gratuitamente.
Habilitar Cloud Station
Quando o Cloud Station estiver ativado, e se você tiver habilitado o serviço QuickConnect, poderá ver seu QuickConnect ID na página Visão Geral. Os computadores cliente, o Synology NAS e os dispositivos móveis podem usar essas informações para criar conexões.
Observação:
-
O QuickConnect é um serviço de retransmissão que pode ajudá-lo a estabelecer a sincronização do Cloud Station de forma fácil sem configurar regras de envio de porta para o seu Synology NAS. Para obter instruções detalhadas, vá para Painel de controle > QuickConnect e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
-
Para um desempenho melhor da sincronização, recomenda-se ativar o envio de porta no TCP porta 6690 para o seu roteador e o Synology NAS. Para obter mais informações, vá para Painel de controle > Configuração do roteador e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
- Para desabilitar o Cloud Station, vá para Centro de pacotes > Instalado e clique Parar no menu suspenso Ação.
Gerenciar privilégios de usuários
Clique em Privilégios para especificar quais usuários podem acessar o serviço Cloud Station. Os usuários autorizados têm os seguintes privilégios:
- Sincronizar arquivos com o seu Synology NAS
- Iniciar o Cloud Station no Menu principal do DSM
Para permitir o acesso do usuário do DSM ao serviço Cloud Station:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para localizar seus usuários.
- Marque as caixas de seleção para os usuários que deseja dar permissão e clique em Salvar.
- Se seu Synology NAS estiver ligado a um serviço de diretório como um domínio Windows ou cliente LDAP, você pode ativar ou desativar os privilégios de acesso do usuário do domínio/LDAP aos serviços Cloud Station em Gerenciamento de lote.
- Você pode gerenciar comportamentos e privilégios de sincronização detalhados contra usuários individuais em Gerenciar perfil de sincronização.
Observação:
-
Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem gerenciar os privilégios dos usuários.
-
Se o status de um usuário está Desativado, você não tem permissão de ativar o acesso do usuário ao Cloud Station. Para ativar o usuário, vá até Painel de controle > Usuário.
- Se admin impede um usuário específico de acessar sua própria pasta início das configurações de ACL, o Cloud Station ainda assim sincronizará os arquivos.
- Pode ser atribuído mais de um perfil de sincronização com diferentes configurações a um usuário. Nesse caso, se a ele for concedido o direito de sincronizar um tipo de arquivo com qualquer um dos perfis de sincronização, esse usuário poderá sincronizar esse tipo de arquivo específico. Da mesma forma, será aplicado o tamanho máximo do arquivo.
- Ao configurar os nomes dos arquivos que você não deseja sincronizar, no Windows se o nome do arquivo estiver em letras maiúsculas e outro arquivo tiver o mesmo nome em letras minúsculas, eles serão considerados o mesmo nome de arquivo (por exemplo, A.txt e a.txt), mas em sistemas Linux e Mac eles serão considerados nomes de arquivo diferentes.
- Não é recomendável usar o Cloud Station para sincronizar arquivos .pst porque não é garantido que esses arquivos sejam portáteis. Por exemplo, o Outlook 2003 e o 2007 não compartilham o mesmo formato de arquivo .pst com versões anteriores do Outlook, o que causa conflitos.
- Os seguintes tipos de arquivo e tipos de unidade não são suportados no Cloud Station:
- Unidades de disco
-
Links simbólicos
-
Atalhos do Windows/alias do Mac
-
Arquivos ocultos
- Arquivos com estes atributos:
- OFFLINE
- REPARSE_POINT
- SISTEMA
- TEMPORÁRIO
- Unidades de rede e dispositivos removíveis (como unidades USB ou cartões SD) são suportados.
Gerenciar conexões de clientes
Clique em Lista de clientes para ver a lista de computadores cliente que tenham sido configurados para sincronizar arquivos com o seu Synology NAS usando o serviço Cloud Station. Você pode ver o nome do computador do cliente, o nome de usuário do DSM usado para a autorização do serviço, o endereço IP, o status de sincronização e o horário de início da sincronização do arquivo entre o Synology NAS e o cliente.
Para gerenciar as conexões de clientes, realize uma das seguintes ações:
-
Clique em Atualizar para atualizar a lista.
-
Selecione um cliente na lista e clique em Desvincular para parar a conexão do cliente.
Observação:
-
Clientes desvinculados precisarão reconfigurar sua conexão com o serviço Cloud Station antes de conseguirem sincronizar com o seu Synology NAS novamente.
-
Usuários DSM sem privilégios administrativos podem gerenciar apenas suas próprias conexões.
Gerenciar arquivos Cloud Station com o File Station
Os arquivos Cloud Station estão salvos na sua pasta início/CloudStation ou pastas compartilhadas que tenham o Compartilhamento Cloud Station (somente os usuários DSM com privilégios administrativos podem gerenciar os arquivos ou pastas compartilhadas Cloud Station). Você pode procurar e baixar os arquivos Cloud Station (ou suas versões anteriores) com o File Station.
Para gerenciar os arquivos Cloud Station:
- Vá para File Station e navegue até início/CloudStation ou pastas compartilhadas.
- Clique no arquivo com o botão direito e escolha Procurar versões anteriores. Aqui é possível ver e baixar as versões anteriores do arquivo.
Gerenciar arquivos no Histórico de Versões
Clique em Histórico de Versões para visualizar e gerenciar versões anteriores de arquivos modificados ou excluídos em sua sincronização e pastas compartilhadas do Cloud Station.
Para gerenciar os arquivos Cloud Station:
- Em Histórico de Versões, selecione o arquivo no qual você deseja aplicar a operação.
- Clique em Ação e selecione uma das seguintes opções no menu suspenso:
-
Procurar versões anteriores: visualize e baixe versões anteriores do arquivo escolhido.
- Baixar: baixe o arquivo excluído. Observe que somente arquivos que já foram excluídos podem ser baixados.
-
Restaurar: recupere o arquivo excluído para a versão com a última alteração.
-
Excluir permanentemente: exclua o arquivo do histórico de versões. Observe que o arquivo será removido permanentemente e não poderá ser recuperado.
Para remover todos os arquivos excluídos:
Para excluir todos os arquivos e todas as versões anteriores, selecione Excluir tudo no menu suspenso Ação. Observe que não será possível recuperar os arquivos que foram excluídos permanentemente. Aja com cuidado.
Registro
O Registro permite monitorar quais ações foram executadas por usuários dentro de determinado período de tempo. Você pode visualizar o registro completo com todos os eventos ou visualizar os eventos em relação a diferentes pastas, que podem ser selecionadas no menu suspenso na parte superior.
Para pesquisar no registro usando um filtro específico:
- Clique na seta na barra de pesquisa no canto superior direito.
- No menu suspenso, você pode filtrar os eventos por:
- Palavra-chave: insira o nome de qualquer usuário para localizar eventos relacionados a ele.
- Intervalo de datas: selecione de Hoje, Ontem, Semana passada ou Mês passado ou Personalizar para inserir uma data inicial e final para encontrar registros dentro de um intervalo específico.
- Tipo: no menu suspenso, você pode selecionar o tipo de evento que deseja visualizar. Também pode selecionar Personalizar para escolher vários tipos diferentes de eventos de uma vez.
- Para redefinir seu registro filtrado, clique no botão Redefinir e em Pesquisar novamente.
Para definir regras de exclusão de registros:
- Vá para Configurações > Regras de exclusão de registros.
- Marque a caixa ao lado de O número de registros é maior do que para ativar a regra e, no menu suspenso, defina o número de registros que você não deseja exceder.
- Marque a caixa ao lado de O tempo de registro é mais antigo do que para ativar a regra e defina o período de tempo em que você deseja manter os registros.
Observação:
- Os nomes do arquivo e da pasta são hiperlinks se o arquivo ou pasta ainda existir no banco de dados do Cloud Station. Clique para localizá-los no File Station. Você também pode clicar duas vezes na entrada do registro para abrir o histórico de versões de um único arquivo.
Configurações
Na página Configurações o Cloud Station permite que os usuários personalizem e façam a sintonia fina de suas configurações.
Gerenciamento de versões históricas
O Cloud Station salva as versões históricas de cada arquivo modificado. Cada vez que um arquivo é modificado, é criada uma versão em backup, caso você cometa erros ou deseje restaurar para uma versão mais antiga. Se você deseja manter mais versões de cada arquivo, estabeleça um número maior. Entretanto, se deseja reduzir o consumo de armazenamento, deve ser estabelecido um número menor.
Para especificar o número de versões:
- Vá para a guia Base de dados.
- Em Configurações da versão máxima, digite um valor entre 0 e 32 no campo Versões máximas.
- Clique em Aplicar para salvar suas configurações.
Para especificar a localização do banco de dados:
- Selecione um volume no menu suspenso Localização do banco de dados.
- Clique em Aplicar para salvar suas configurações.
Gerenciar compartilhamento do Cloud Station
Clique em Compartilhar para ativar/desativar o recurso de compartilhamento do Cloud Station para pastas compartilhadas. Se uma pasta compartilhada estiver ativada, os usuários que têm privilégios de leitura/gravação podem sincronizar os arquivos dentro dela.
Para ativar o recurso de compartilhamento:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para localizar as pastas compartilhadas.
-
Selecione a pasta (ou pastas segurando o botão ctrl) que deseja habilitar e depois clique em Habilitar.
Gerenciar Perfis de Sincronização
Para gerenciar comportamentos e privilégios de sincronização detalhados:
- Vá para a guia Gerenciar perfis de sincronização e clique em Criar.
- Na guia Filtro do arquivo, nomeie seu perfil de sincronização e defina o tamanho do arquivo de sincronização, bem como desmarque os arquivos e tipo de arquivo que você não deseja sincronizar.
- Vá para a guia Usuário aplicado e marque a caixa ao lado dos usuários que você deseja adicionar ao seu perfil de sincronização.
- Clique em Aplicar e em Salvar para salvar suas configurações.
Observação:
- O compartilhamento no Cloud Station está disponível somente para pastas compartilhadas no DSM local.
- Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem gerenciar o recurso de compartilhamento.
- Somente os usuários que têm privilégios de leitura/gravação para uma pasta compartilhada podem sincronizar os arquivos dentro dela para e a partir do servidor. Se os usuários apenas têm privilégios de somente leitura para a pasta compartilhada selecionada, eles só poderão sincronizar arquivos do servidor host para os dispositivos cliente deles, e as alterações feitas no lado cliente não serão sincronizadas de volta. Para configurar os privilégios de leitura/gravação de uma pasta compartilhada, vá para Painel de controle > Pasta compartilhada.
- Não monte pastas remotas ou unidades virtuais na pasta compartilhada que você está prestes a sincronizar.
- Pastas compartilhadas criptografadas podem ser sincronizadas no DSM 5.1 Beta e superior.
- Limitações das pastas sincronizadas: menos de 100.000 pastas
- Se admin impede um usuário específico de acessar sua própria pasta início das configurações de ACL, o Cloud Station ainda assim sincronizará os arquivos.
- Pode ser atribuído mais de um perfil de sincronização com diferentes configurações a um usuário. Nesse caso, se a ele for concedido o direito de sincronizar um tipo de arquivo com qualquer um dos perfis de sincronização, esse usuário poderá sincronizar esse tipo de arquivo específico. Da mesma forma, será aplicado o tamanho máximo do arquivo.
Para usuários avançados
A seguinte seção explicará como o Cloud Station garante que seus arquivos e pastas sejam sincronizados corretamente.
Uso do espaço de armazenamento:
O Cloud Station mantém um histórico de versões antigas de todas as alterações na pasta do Cloud Station. Se você realizar uma modificação errada ou se o arquivo foi danificado ou excluído por engano, é possível restaurar facilmente o arquivo para uma versão anterior. No entanto, é preciso ter pelo menos uma cópia completa do arquivo como versão base do histórico de arquivos, por isso as pastas compartilhadas selecionadas vão dobrar o espaço em disco necessário. Apenas os dados diferenciais serão mantidos entre as diferentes versões históricas do arquivo.
Observação:
-
Se o número de versões for definido para zero, o Cloud Station não monitorará mais as versões históricas e, dessa forma, nenhum espaço adicional será necessário.
Quais propriedades são realmente sincronizadas?
- O Cloud Station é capaz de sincronizar completamente 7 propriedades de arquivo conhecidas:
- Dados do arquivo
- Atributos estendidos do Mac, como etiquetas e cores no Mac OSX
- Bits em execução
- Horário da última alteração
- Permissões do UNIX, incluindo proprietários e modos de arquivo
- Synology ACL
- Privilégios de pasta compartilhada
- Os clientes de diferentes plataformas têm outras políticas:
Plataforma |
Dados do arquivo |
Atributos estendidos do Mac |
Bits em execução |
Horário da última alteração |
Permissões do UNIX |
Synology ACL |
Privilégio de pasta compartilhada |
Integração com Windows |
O |
X | X |
O | X | X | X |
Mac OSX |
O |
O |
O |
O | X | X | X |
Linux |
O |
X |
O |
O | X | X | X |
iOS (DS cloud) |
O |
X | X |
O | X | X | X |
Android (DS cloud) |
O |
X | X | X | X | X | X |
DiskStation (pacote do Cloud Station Client) |
O |
O |
O |
O |
O |
O |
O |
Ação padrão para cópias em conflito:
Se duas pessoas alterarem o mesmo arquivo ao mesmo tempo, o Cloud Station manterá os dois arquivos alterados e um deles será renomeado e terá o nome do computador, data/hora do conflito e motivo do conflito anexados ao nome do arquivo.
Observação:
- Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem visualizar e modificar as configurações acima.
- As configurações de número máximo de versões serão aplicadas na próxima vez em que o arquivo for modificado.
Limitações do EDS14:
- O Cloud Station suporta apenas discos rígidos externos ou unidades USB em formato EXT4 com capacidade maior que 4 GB.
- A sincronização de pastas compartilhadas não é suportada.
- As configurações da localização do banco de dados não podem ser alteradas.